Wednesday, September 8, 2010

Por onde começar - quebrando barreiras


Por onde começar
É importante enfatizar que é contra produtivo e exaustivo se você tentar ganhar a atenção da criança em todos os momentos que ela estiver acordada. No começo é comum sentir pânico ao ver a criança sozinha, absorta, mas às vezes ela precisará simplesmente estar assim. Você conhece seu filho e saberá tomar a decisão de quão relaxado ou intensivo deverá ser a abordagem certa para ele.

Lembre-se que você tem um instinto que precisa ser ouvido, não há uma fórmula que encaixe a todas as crianças, porém há premissas de bom senso e trabalho científico. Quando você sentir que algo não vai bem, que alguma técnica ou terapia não está sendo produtiva, e o pior, está atrapalhando, tente analisar racionalmente os porquês e siga a sua intuição de mãe/pai/cuidador.

Quebrando barreiras
Antes de planejar uma terapia é necessário criar uma relação de confiança com a criança, você precisa que a criança perceba que não importa o quão desconfortável parecem os sentimentos de dividir o espaço com outra pessoa; mesmo que só por alguns segundos este compartilhamento pode trazer diversão e esta diversão é a motivação para estar conectado a você.

É necessário ter em mente que nós temos que criar ou fortalecer laços de intimidade com nossos filhos com autismo. Enquanto uma criança de desenvolvimento típico já nasce “programada” para desenvolver essa intimidadepor instinto, a criança com autismo tem que ser estimulada a entender e sentir essa intimidade. É comum que as mães por instinto supram a falta de programação inata de intimidade da criança com autismo e trabalhem em dobro para manter essa intimidade. Aqui é onde entram as críticas de mimos e super proteção, porém essa intimidade é crucial para o desenvolvimento da criança.

Existem algumas maneiras de estimular o amadurecimento da intimidade mãe/pai e a criança para isso você pode criar rotinas simples de interação.

Buzinas na face - este é um jogo muito divertido e que além de trazer a diversão na interação também dirige a atenção ao rosto. Você senta próximo a criança e toca uma parte do seu rosto, pode ser o queixo, ou nariz, ou testa e faz um barulho engraçado, depois você toca outra parte do seu rosto e faz outro barulho divertido, volte na primeira parte tocada e repita o primeiro som, e assim estipule um som para cada parte do seu rosto e vá tocando as diferentes partes. Quando a criança mostrar interesse, dirija a mão dela a tocar uma parte do seu rosto e faça o barulho correspondente. Repita essa brincadeira várias vezes e assim que sua criança ficar confortável toque o rosto dela e estimule que ela invente um ruído. Você não precisa fazer essa interação longa, mas faça várias vezes no dia e de preferência todos os dias. Seja gentil e divertido.

Cócegas - faça cócegas, faça a criança rir, pause, espere que a criança olhe para você e então recomce o ataque de cócegas.

Canções - cante para seu filho mesmo que ele não pareça interessado, cante em tom suave que expresse amor, não precisa ser uma música infantil, mas escolha uma melodia amorosa.

Danças - dance com ele, nem que você tenha que segurá-lo no colo e mover-se em ritmo pela casa, siga o ritmo da música, dê giros se ele gostar de movimentos rápidos, ou seja suave se muito movimento causar medo, porém mexam os corpos juntos, num mesmo compasso.

Esconder/achar - a primeira brincadeira de bebês, comece com você se cobrindo com uma manta, diga "achou" e sorria ou gargalhe, se você tiver a ajuda de mais alguém após aparecer algumas vezes, peça que a outra pessoa leve a criança até você e ajude-a a te descobrir, você pode finalizar com um ataque de cócegas.

Bolinhas de sabão - simples e divertido, sopre as bolinhas e depois demonstre como estourá-las com os dedos, palmas, língua, seja divertido e incentive a criança a estourá-las, quando ela estiver engajada, pause e espere um olhar, um movimento corporal que indique um pedido de "mais", então sopre mais bolinhas.

Bexigas - essa foi uma das nossas favoritas, encha um bexiga e solte pelos ares, encha de novo, se você precisar chamar a atenção da criança para a bexiga você pode esvaziar um pouquinho segurando o bico para fazer barulho, quando a criança olhar, solte a bexiga. Quando a criança já estiver interessada, solte a bexiga e pause, espere para ver se ela busca a bexiga para mais, se ela não tomar a iniciativa, incentive essa iniciativa com gestos e sorrisos, sempre gentil e ajude-a a buscar a bexiga e colocá-la em sua mão, aí você retoma o encher e soltar.

Nas interações com a criança, ajoelhe-se para estar no nível dos olhos dela ou até mesmo abaixo. Não faça a criança ter que olhar para cima para encontrar seu rosto, facilite.

Transforme os movimentos em interações, se ele esta segurando um brinquedo mostre interesse, não retire o brinquedo da criança e nem faça uma pergunta a ela, mas comente sobre o brinquedo.

Use rimas ou ritmo para fazer comentários sobre o que a criança está fazendo, assim a comunicação leva um tom suave de interação e interesse pela criança.


Nossas barreiras:

A primeira aproximação com o Pedro foi muito difícil, quanto mais perto eu chegava, mais ele se retraía. Para solucionar isso, eu iniciei nossas trocas de olhares através do espelho, e assim ele reagiu bem. Cada brincadeira nova foi primeiramente introduzida através do espelho, para isso eu instalei espelhos (de corpo) na horizontal, na altura dos olhos do Pedro, e então a minha primeira aproximação acontecia por trás, e ele observava através do espelho que por alguma razão não o intimidava. No mesmo dia, após alguns ciclos de aproximação ele passava a me observar de frente. Com o passar dos dias, nossa aproximação foi dependendo cada vez menos do espelho e uma avenida se abriu nos ligando.

2 comments:

  1. Este vídeo do youtube tem um ótimo exemplo de como coordenar ritmo, movimento e música.

    http://www.youtube.com/user/fatakw#p/u/23/7-a2qnq-Am8

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  2. Sou sua fã e seguidora. Admiro sua história e acho lindo tudo que faz e compartilha. Bjos!

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