Tuesday, July 12, 2011

Porque olhar é importante.

Muito se fala sobre a importância de ensinar nossos filhos a olhar, mil manobras são feitas para conseguir o olhar, mas às vezes, parecemos esquecer do porque é importante olhar para alguém.

Impossível falar sobre o olhar sem mencionar a importância da linguagem não-verbal. Muito se valoriza a fala, mas a verdadeira e profunda comunicação acontece sem que se diga uma palavra. Na entonação, expressão facial, postura corporal estão mais componentes de significação do que se expressa nas palavras em si.

E por que nós olhamos para alguém a nos comunicar? Porque é através dos olhos que conectamos com a emoção da outra pessoa, essa emoção é que vai ser responsável pela expressão facial e a postura do corpo, essas informações são escenciais para que a comunicação de fato aconteça.

Olhar para alguém é fundaental para co-regularmos nossa emoção, quando nos sentimos em dúvida, ao olharmos para alguém temos uma maneira de conectar com a emoção do outro e assim coordenar nossa própria emoção. Este comportamento é o que cria os elos entre as pessoas. Elos de significação e não de dependência.

Para estimular o olhar com significação nas nossas crianças com autismo, podemos usar de estratégias e ferramentas simples, mas que devem ser estimuladas quantas vezes possível durante o dia, até que esse reflexo de olhar para um adulto confiável em busca de informação emocional se torne constante.

Uma idéia é a brincadeir abaixo que vem das técnicas do RDI, as coisas só acontecem entre nós se existir o olhar, se o olhar não acontecer "o mundo congela".



Outra idéia, também derivada do RDI é limpar vidros e espelhos, nesta atividade a criança só recebe o informação de onde deve colocar o spray quando fizer o contato visual, isso explicitamente estimula a criança a buscar o olhar para conseguir a informação.


Ensinar a esperar ter permissão para fazer alguma coisa é outra atividade que também estimula o olhar, esta derivada do ABA.


Outra maneira de estimular essa habilidade para as famílias que usam o Connector é, em parques, playground, supermercado ou rua, sempre que chegar a uma bifurcação, esperar o olhar da criança para mostrar o caminho a ser seguido. Como com o uso do connector os corpos estarão coordenados, a atenção para a busca de informação estará facilitada.

No comments:

Post a Comment