Sunday, April 22, 2012

Matriz do desenvolvimento da comunicação



Os estágios iniciais da Comunicação -

A Matriz do desenvolvimento da comunicação divide em quatro razões básicas para a comunicação e sete níveis de competência. Os níveis de competência são distinguidos por comportamentos utilizados para se comunicar, variando desde o comportamento pré-intencional à utilização da combinação de dois e três símbolos (frases curtas).
A matriz é uma ferramenta de avaliação destinada a identificar exatamente como a criança está se comunicando e assim, fornecer um parâmetro para determinar objetivos-alvos de comunicação lógicos em termos de comportamentos, funções comunicativas específicas ou intenções comunicativas.


Nas primeiras etapas da comunicação, podemos facilmente ver quatro razão básicas para que a comunicação aconteça.
À medida que envelhecemos e nos tornamos comunicadores mais sofisticados, também desenvolvemos razões mais complexas para nos comunicarmos e precisamos expressar completamente novas mensagens que não podem ser expressas utilizando os comportamentos comunicativos precoces.



Quatro razões básicas para a comunicação:

Para recusar as coisas que você não quer ....

Mesmo recém-nascidos conseguem, geralmente, deixar claro quando não gostam do que está acontecendo - podem estar com fome, com dor ou por algum outro motivo eles estão desconfortáveis. À medida que envelhecemos, vamos encontrar formas mais convencionais de recusar as coisas não desejadas, e evitar coisas que não queremos mesmo antes de serem oferecidas.
Para obter coisas que você quer ....
Quando nos deparamos com algo que gostamos, queremos ter a capacidade de ter mais do mesmo ou para que aconteça a repetição do evento.
Inicialmente, as crianças só podem mostrar que gostam de algo que já está acontecendo. Mais tarde elas descobrem como fazer as pessoas dar-lhes o que eles querem, mesmo que não tenha sido oferecido ainda.
Para se engajar em interações sociais ....
Para a maioria das pessoas, a interação social é um aspecto extremamente importante da vida.
Uma grande parte da comunicação é exclusivamente destinada a manter uma interação com outra pessoa. Crianças querem a atenção dos outros e rápidamente aprendem a atraí-la. Eventualmente, eles aprendem maneiras mais educadas e menos egoístas para manter a outra pessoa envolvida com eles.
Para fornecer ou buscar informações ....
Conforme as crianças crescem, elas ficam cada vez mais interessadas em coisas ao seu redor, e elas aprendem a buscar informações, formular e responder perguntas, e fornecer informações.
Os estágios iniciais da comunicação, essas mensagens são na forma de responder "sim" e "não", da formulação de perguntas simples, nomear as coisas e fazer comentários. Para a maior parte destas mensagens é necessário a representação interna da experiência e a utilização de símbolos para manipular a informação.

Comportamentos comunicativos

À medida que desenvolvemos, gradualmente nos tornamos capazes de expressar as mensagens de maneira mais sutil, convencionais e socialmente aceitáveis. Os primeiros comportamentos comunicativos serão vocalizações em que treinamos o tom de voz e prosódia, comportamentos motores, gestos, expressões faciais e olhar. Por último aprendemos a usar símbolos para nos comunicar, incluindo palavras faladas, sinais manuais, escrita ou braille, símbolos tangíveis (como símbolos de imagens ou símbolos tridimensionais) ou dispositivos de comunicação eletrônicos que incorporam um desses sistemas de símbolos.

Fonte: http://www.communicationmatrix.org/

Sete Níveis de Competência Comunicativa

Nível I:
Comportamentos pré-intencionais...
Esses comportamentos são reflexivos ou reativos ao invés de propositais, mas eles parecem estar associados com estados específicos de bem-estar. Os pais interpretam os comportamentos como a expressão de certos estados internos, tais como sentir-se bem, fome ou dor.

Nível II: Comportamentos intencionais ... que funcionam como comunicação
Esses comportamentos são intencionais, mas elas não são intencionalmente comunicativos. Ou seja, as crianças não percebem que eles podem usar esses comportamentos para controlar o comportamento de outra pessoa. No entanto, alguns destes comportamentos têm uma função comunicativa, pois os pais interpretam como a criança querer comunicar algo. Neste nível, as crianças não estabelecem contato com os olhos antes de exibir um comportamento potencialmente comunicativo, nem esperam por uma resposta do adulto. Em vez disso, as crianças operam diretamente em objetos e pessoas, ao invés de usar um objeto para atrair a atenção de uma pessoa ou com uma pessoa para obter um objeto desejado.


Nível III: Comunicação não convencional .... usando comportamento pré-simbólico
Esta é a fase crítica. Agora, as crianças se comunicam intencionalmente, mas eles usam formas não convencionais de comunicação, tais como o movimento do corpo, ações sobre as pessoas e objetos, vocalizações. Comportamentos são chamados não-convencionais porque eles não constituem um meio socialmente aceitável ​​de comunicação no mundo adulto. Embora estes comportamentos são extremamente eficazes, eles geralmente são substituídos eventualmente por gestos mais convencionais.

Nível IV: Comunicação convencional .... usando comportamento pré-simbólico
Neste nível, as crianças comunicam usando intencionalmente
gestos e vocalizações convencionais (ou socialmente aceitáveis) . Os gestos convencionais continuarão a ser usado durante toda a infância e a idade adulta para efetivamente aumentar e sofisticar o comportamento simbólico. A criança agora tem "dupla orientação": ela atua e/ou orienta em direção tanto de uma pessoa e do tema da comunicação, ao mesmo tempo. Dupla orientação é freqüentemente atingido através da combinação de gestos (por exemplo, olhando para alguém enquanto aponta para alguma coisa).

Nível V: Símbolos concretos ... que representam referentes específicos
Neste nível as crianças são capazes de representar uma entidade ambiental (um referencial) através do uso de símbolos concretos, como gestos "naturais" (gestos de meu, sentar, vir), as mímicas ou objetos, ou o uso de símbolos tangíveis (imagens ou objetos usados ​​como símbolos). Estes símbolos concretos estão relacionados com entidades ambientais de duas maneiras. Primeiro, eles mantêm uma relação de 1:1 a um referente específico. Segundo, eles têm uma relação clara de percepção do referente, ou seja, eles se parecem fisicamente com o referente na aparência, som, toque ou movimento. Mesmo as crianças com deficiência ortopédicas graves podem acessar símbolos tangíveis através da utilização de um dispositivo mecânico ou por apontar, olhar tocar, etc

Nível VI: Símbolos abstratos ... que representam referências específicas
Neste nível as crianças são capazes de representar entidades ambientais através do uso de símbolos abstratos, como fala, sinais manuais, palavras escritas, símbolos gráficos ou símbolos
tridimensionais abstratos (uma certa forma ou textura que foi arbitrariamente designada como um símbolo para alguma coisa). Estes símbolos suportam uma relação puramente arbitrária para seus referentes - isto é, eles não são perceptualmente semelhante a eles. Nesta fase, a criança usa símbolos abstratos um de cada vez, em vez de em combinações.

Nível VII: Língua .... combinando símbolos
Neste nível as crianças usam símbolos em duas ou três combinações de símbolos, de acordo com as regras gramaticais ou de sintaxe. O significado de um enunciado pode ser alterado se a ordem dos símbolos é alterada.


Leia também: http://www.umavozparaoautismo.blogspot.com.br/2010/09/eu-so-quero-que-meu-filho-fale.html

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